segunda-feira, 10 de junho de 2013

Projeto cria auxílio-dependência

Nesta segunda-feira será visto o projeto de lei n° 4.840/12, de autoria do Deputado Eduardo Barbosa, que altera os arts.18,25,29,31,40 e 124 da Lei nº 8.213/91.

A proposta cria o auxílio-dependência que será concedido quando o segurado necessitar da assistência permanente de outra pessoa. Para ter direito o segurado deverá ter 12 contribuições mensais, enquanto a renda mensal inicial será calculada com base na média aritmética simples dos  maiores  salários de contribuição correspondentes a 80% de todo o período contributivo, sendo que o valor do benefício será de 60% do salário de benefício e será devido a partir do dia seguinte ao da cessação do auxílio -doença ou da data em que a necessidade de ajuda permanente de outra pessoa for constatada pela perícia médica e social do Instituto Nacional do Seguro Social. Por fim o benefício cessa com a morte do segurado, não sendo incorporável ao valor da pensão por morte.


O autor justifica sua proposição dizendo que: "Em um mundo em que se busca ampla acessibilidade, inclusive no mercado de trabalho, justifica-se a adoção de medidas afirmativas para garantir o equilíbrio dos direitos entre todos os segmentos populacionais, inclusive o da pessoa com deficiência e do idoso dependente."

O projeto encontra-se na Comissão de Seguridade Social e Família para apreciação.
PL 4.840/12

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo